quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Tratamento do acervo do Laboratório de História Oral em Educação Musical



Tratamento do acervo do Laboratório de História Oral em Educação Musical

O Laboratório de História Oral em Educação Musical - LABHOEM, em parceria com o Laboratório de Etnomusicologia - LABETNO, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará – PPGARTES/UFPA, anuncia que irá desenvolver as atividades de inventário, catalogação, salvamento e acomodação dos materiais coletados durante a pesquisa realizada pelo projeto “Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes”, coordenado pelas professores Líliam Barros e Lia Braga Vieira, e do projeto "Educação Musical na primeira metade do século XX", coordenado pela professora Lia Braga Vieira. Este material se caracteriza especialmente pela sua natureza audiovisual em arquivos digitais e constitui importante fonte de pesquisa sobre a história da educação musical no estado, bem como fornece informações sobre aspectos sociais, culturais e políticos do período em que os sujeitos entrevistados focalizaram suas narrativas orais. O projeto será coordenado pela Profa. Dra. Lia Braga Vieira em conjunto com estudantes dos cursos de Licenciatura Plena em Música da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará, bem como estudantes do PPGARTES.  Instituições, estudantes e pessoas externas às instituições envolvidas poderão integrar o grupo de trabalho mediante contato com a coordenadora do projeto. Estas atividades constituem desdobramentos da metodologia de trabalho em história oral, atrelada à constituição de acervos da memória. Os arquivos deverão ser transportados para mídias como CD e DVDs, bem como acomodados em discos rígidos e em HDs externos no espaço do LABETNO. Ao final de todo este processo pretende-se disponibilizar no site do LABETNO um catálogo com estes materiais e, posteriormente, tornar a consulta aos mesmos acessível ao público. 



sábado, 12 de dezembro de 2015

Imagens da II Jornada de Etnomusicologia

Imagens da II Jornada de Etnomusicologia
09, 10 e 11 de dezembro de 2015
Auditório do Programa de Pós-Graduação em Artes
Realização: Laboratório de Etnomusicologia
Parceria: Universidade do Estado do Pará
Fotografias: Líliam Barros



Palestra de abertura: Prof. Dr. Flavio Queiroz (UFBA)

Hugo Camarinha (GEMAM/UEPA)


Thomas Alves (PPGARTES/GPMIA)

Ricardo Smith (PPGARTES/GEMPA)

Edson Santos (PPGARTES/GEMPA)

Isac Almeida (PPGARTES/GEMPA)

Dayse Puget (PPGARTES/GPMIA)

Debate

Duo "Comendo Notas"

André Gaby (EMUFPA/GPMIA)

Vanessa Trópico (GEMAM/UEPA)

Camila Costa (GPMIA)

Victor Nunes (GEMPA/UFPA)

Francinaldo Paz (GEMAM/UEPA)

Francinaldo Paz (GEMAM/UEPA)

Paulo Barra (GEMAM/UEPA)

Ednesio Canto (PPGARTES/GPMIA)

Debate

O Koto que soa em Belém 

Sanae Maruoka e Ednesio Canto

Profa. Dra. Lia Braga Vieira (PPGARTES/UFPA)

Jucelia Estumano Henderson (PPGARTES/GEMPA)

Debate

Barbara Alves (GEMPA/UFPA)






André D'Albuquerque (GEMPA/UFPA)




Danilo Rosa (GEMPA/UFPA)

Profa. Ms. Jorgete Lago (GEMAM/UEPA/UFBA)

Profa. Ms. Jorgete Lago (GEMAM/UEPA/UFBA)

Profa. Ms. Jorgete Lago (GEMAM/UEPA/UFBA)

Carina Lima (GPMIA/UFPA)

Carina Lima (GPMIA/UFPA)

Debate

Carimbó de Icoaracy
Mestre Negoray (curimbó e vocal) e Luizinho (banjo)

Carimbó de Icoaracy

Coquetel

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Lançamento do site do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA

Está acontecendo a II Jornada de Etnomusicologia, com trabalhos dos três grupos de pesquisa em etnomusicologia da cidade de Belém: Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia - GPMIA; Grupo de Estudos Musicais da Amazônia - GEMAM (Universidade do Estado do Pará) e Grupo de Estudos sobre Música do Pará - GEMPA. A Jornada é uma promoção do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, com participação da UEPA.
O site do LabEtno foi lançado ontem. www.labetno.ufpa.br.





Arte: Ricardo Smith

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Exposição "Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais", em Brasília



Convite para a exposição “Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais: Artes Performáticas”.  O Pará esteve representado pelo módulo "Prática musical do carimbó" ministrado pelo mestre Lucas Bragança, fundador, compositor e mestre do Grupo SANCARI, e pelos assistentes Solange Loureiro, coreógrafa e ministrante de oficinas de dança e Flávio Júnior, banjista e ceramista. O mestre Lucas Bragança confeccionou os instrumentos musicais curimbó, milheiros e maracas que estarão expostos na exposição. O módulo foi acompanhado por Líliam Barros (professora da Universidade Federal do Pará) durante a permanência do mestre e sua equipe em Brasília.

 A Universidade de Brasília, através do INCTI Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa oferta a atividade curricular eletiva Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais desde 2010, ministrada por mestres da cultura popular e tradicional brasileira. Esta atividade compõe a estrutura mais ampla do Programa Encontro de Saberes coordenado pelo professor José Jorge de Carvalho e desenvolvido pelo INCTI. Tal programa já foi replicado em diversas universidades federais brasileiras (inclusive na Universidade Federal do Pará) e na Universidad Javeriana, em Bogotá, Colômbia. No ano de 2015 a disciplina está sob responsabilidade dos professores José Jorge de Carvalho, Antenor Ferreira e Luciana Hartmann, com coordenação pedagógica de Carla Águas e assessoria de Sara Melo. A disciplina está propondo, dentre a sua diversificada programação, um módulo com a presença de representantes de mestres do carimbó paraense: mestre Lucas Bragança, fundador, coordenador, compositor e percussionista do Grupo de Carimbó SANCARI, de Belém do Pará; e seus assistentes Flavio Júnior, banjista e membro do SANCARI, e Solange Loureiro, coreógrafa de dançarina membro do Grupo de Carimbó Quentes da Madrugada, do município de Santarém Novo, Pará. O módulo está organizado a partir de três tópicos: 1. A manifestação cultural do carimbó: uma introdução; 2. Prática musical do carimbó e confecção de milheiros e maracas; 3. Música e dança do carimbó. O encerramento do módulo ocorrerá com a performance musical e cênica dos estudantes e participantes em geral do módulo. A metodologia do mestre e seus assistentes inclui exposição oral a partir da experiência de vida dos mesmos, performance musical e coreográfica, prática artesanal com a confecção dos milheiros e maracas além do uso de materiais audiovisual oriundo de suas próprias pesquisas.

 A abertura do evento acontecerá às 19 horas da próxima segunda-feira, dia 7/12/2015, e a mostra segue até o dia 21/12, visibilizando um pouco de cada módulo da disciplina neste segundo semestre. Estão tod@s convidados!

Lançamento do livro "Instituto Estadual Carlos Gomes - 120 anos"





O livro "Instituto Estadual Carlos Gomes - 120 anos" é resultado do projeto de pesquisa intitulado "Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes" realizado pelo Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia e pelo Laboratório de História Oral em colaboração com o Laboratório de Etnomusicologia, ambos vinculados à Universidade Federal do Pará, em parceria com a Fundação Carlos Gomes e a Imprensa Oficial do Estado do Pará. O livro aborda aspectos da memória a instituição a partir dos relatos de vida de ex-alunos, professores e ex-professores, bem como um capítulo sobre a história do prédio que abriga o conservatório, escrito pelo Dr. Habib Frahia; um capítulo que oferece uma visão geral da história do instituto desde sua fundação e um capítulo sobre a introdução do ensino de violão no IECG. O livro foi organizado por Líliam Barros e Lia Braga Vieira.