terça-feira, 23 de agosto de 2016

GEMAM/UEPA: Reunião Inaugural das Atividades do II Semestre de 2016

O Grupo de Estudos Musicais da Amazônia - GEMAM, da Universidade do Estado do Pará, é coordenado pelo prof. Dr. Paulo Murilo Guerreiro do Amaral e foi criado em 2012. Compõe um dos três grupos de pesquisa em etnomusicologia do Pará. É parceiro do Laboratório de Etnomusicologia - LABETNO e responsável pela realização dos Colóquios de Etnomusicologia da Amazônia, tendo sido realizadas duas edições (2012 e 2016), ambas com colaboração da UFPA. As pesquisas do grupo tem se desdobrado em torno de ritmos caribenhos no Pará, lambada, guitarradas, tecnomelody e brega. Atualmente, o grupo também se dedica ao estudo do carimbó. A reunião inaugural das atividades do II Semestre de 2016 é aberta ao público.



quarta-feira, 10 de agosto de 2016

II Ciclo de Palestras do LABETNO: Vominê, Deus e o Diabo na Festa de São Tiago em Mazagão Velho.





Ricardo Smith é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes, orientando da professora Sonia Chada, e seu projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Estudos Musicais do Pará e ao Laboratório de Etnomusicologia da UFPA.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Chamada para Trabalho: V Seminário Internacional de Música da Amazônia - SIMA

Sobre o evento

O V Simpósio Internacional de Música na Amazônia (V SIMA) ocorrerá entre os dias 08 a 11 de novembro de 2016, em Belém do Pará, coordenado pelo Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Os Simpósios Internacionais de Música na Amazônia (SIMA) iniciaram em 2010 por iniciativa do Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical da Universidade Federal do Acre (UFAC), e tratam-se, recorrentemente, do único evento acadêmico internacional em música realizado na Região Norte do Brasil.
Nos últimos anos o simpósio ocorreu nos estados do Acre (2010 e 2013), em Manaus (2014), e em Rondônia (2015), o que vem a consolidar duplamente o SIMA enquanto um evento anual e itinerante.
Composto por conferências, mesas redondas, grupos de trabalho, minicursos, comunicações de pesquisas e apresentações artísticas, o V SIMA, a exemplo de suas edições anteriores, busca conjugar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. E são assim, seus principais objetivos:
    Promover a integração da pesquisa em música na Região Amazônica;
    Debater as especificidades da pesquisa em música na Região Amazônica;
    Fortalecer a produção acadêmica em música nas universidades da Região Amazônica;
    Incentivar a vivência acadêmica entre os discentes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em música das universidades da Região Amazônica;
    Propiciar um diálogo artístico e científico que permita uma maior inserção da academia na sociedade.
Para mais informações, consulte a “Programação” e a “Chamada de Trabalhos”, nos respectivos links ou envie-nos um e-mail para sima2016coordenacao@gmail.com.

Link para o evento:

http://www.labetno.ufpa.br/sima/