O Grupo de Estudos Musicais da Amazônia - GEMAM, da Universidade do Estado do Pará, é coordenado pelo prof. Dr. Paulo Murilo Guerreiro do Amaral e foi criado em 2012. Compõe um dos três grupos de pesquisa em etnomusicologia do Pará. É parceiro do Laboratório de Etnomusicologia - LABETNO e responsável pela realização dos Colóquios de Etnomusicologia da Amazônia, tendo sido realizadas duas edições (2012 e 2016), ambas com colaboração da UFPA. As pesquisas do grupo tem se desdobrado em torno de ritmos caribenhos no Pará, lambada, guitarradas, tecnomelody e brega. Atualmente, o grupo também se dedica ao estudo do carimbó. A reunião inaugural das atividades do II Semestre de 2016 é aberta ao público.
terça-feira, 23 de agosto de 2016
quarta-feira, 10 de agosto de 2016
II Ciclo de Palestras do LABETNO: Vominê, Deus e o Diabo na Festa de São Tiago em Mazagão Velho.
Ricardo Smith é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes, orientando da professora Sonia Chada, e seu projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Estudos Musicais do Pará e ao Laboratório de Etnomusicologia da UFPA.
terça-feira, 9 de agosto de 2016
Chamada para Trabalho: V Seminário Internacional de Música da Amazônia - SIMA
Sobre o evento
Os Simpósios Internacionais de Música na Amazônia (SIMA) iniciaram em 2010 por iniciativa do Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical da Universidade Federal do Acre (UFAC), e tratam-se, recorrentemente, do único evento acadêmico internacional em música realizado na Região Norte do Brasil.
Nos últimos anos o simpósio ocorreu nos estados do Acre (2010 e 2013), em Manaus (2014), e em Rondônia (2015), o que vem a consolidar duplamente o SIMA enquanto um evento anual e itinerante.
Composto por conferências, mesas redondas, grupos de trabalho, minicursos, comunicações de pesquisas e apresentações artísticas, o V SIMA, a exemplo de suas edições anteriores, busca conjugar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. E são assim, seus principais objetivos:
- Promover a integração da pesquisa em música na Região Amazônica;
Debater as especificidades da pesquisa em música na Região Amazônica;
Fortalecer a produção acadêmica em música nas universidades da Região Amazônica;
Incentivar a vivência acadêmica entre os discentes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em música das universidades da Região Amazônica;
Propiciar um diálogo artístico e científico que permita uma maior inserção da academia na sociedade.
Link para o evento:
http://www.labetno.ufpa.br/sima/
Assinar:
Postagens (Atom)