terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Arqueologia Musical Amazônica: gravações dos sons das réplicas de instrumentos marajoaras e tapajônicos das coleções do MPEG

Projeto Arqueologia Musical Amazônica

Após inventário e análise dos instrumentos musicais e sonorizantes das coleções do Museu Paraense Emílio Goeldi, foram confeccionadas réplicas de 13 peças representativas pelos mestres ceramistas dona Inez e Levi Cardoso. A confecção das réplicas foi feita com o objetivo de criação de um acervo com tais cópias no Laboratório de Etnomusicologia e para verificação das possibilidades sonoras dos instrumentos. Foram confeccionados dois conjuntos de treze peças destinados ao LabEtno e ao MPEG. Hoje foram feitas gravações dos idiofones (maracás-chocalhos) e dos aerofones (flautas globulares) tocados pela bolsista PIBEX Camila Costa, saxofonista e responsável pela organização e catalogação das réplicas.

 Fotografia: Líliam Barros, 2016.

Camila testando um jogo de duas flautas globulares com três orifícios cada uma. Nesta foto, a bolsista sopra apenas nos dois oríficios de insuflação que se encontram ao final do instrumento (na cauda do animal, uma vez que possui formato zoomorfo).

Fotografia: Líliam Barros, 2016.

Nesta imagem Camila está testando uma flauta globular com três orifícios, soprando apenas no orifício de insuflação.

 Esta flauta globular possui um único orifício, assim, Camila sopra de uma distância tal que permita que o filete de ar entre na caixa de ressonância do instrumento. Fotografia: Líliam Barros, 2016.

 O clarinetista Marcos Cohen estava testando o zunidor, amarrado a um fio de algodão. Fotografia: Líliam Barros, 2016.

 Fotografia: Lìliam Barros, 2016.

Nesta imagem, Camila está tocando a flauta globular com três orifícios e, além de soprar no orifício de insuflação, está abrindo e fechando o orifício de digitação, localizado acima da caixa de ressonância do instrumento.

As gravações foram feitas com o apoio do músico Marcos Cohen e integrarão o acervo do Laboratório de Etnomusicologia depois que tiverem sido catalogadas e organizadas. Não foram confeccionadas réplicas das peças do Museu Nacional da UFRJ e do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, mas foram realizadas gravações dos idiofones (maracás-chocalhos) que possuíam elementos de entrechoque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário