Os Ciclos de Palestras do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA tem por
objetivo divulgar as pesquisas que são realizadas pelos integrantes dos grupos
de pesquisa que compõem o laboratório, além de aproximar a sociedade em geral
destes processos. O labEtno é composto pelos Grupos de Pesquisa Música e
Identidade na Amazônia - GPMIA e Grupo de Estudos sobre Música no Pará – GEMPA.
O I Ciclo de Palestras foi realizado no ano passado (2015) e teve como
temáticas “O Negro no Pará: a temática afro-brasileira como tema de inspiração
artística” apresentada pelo então mestrando Edson Santos e pelo pesquisador
convidado Edson Catendê; “O instrumento musical Koto na sociedade japonesa”,
ministrada pelo mestrando Ednésio Canto e pela professora de Koto Sanae
Maruoka; “Amanheceu: Pai d’Egua: o sonho cabano da samba de enredo no carnaval
paraense” apresentada pela mestranda Dayse Puget e pelos convidados Osvaldo
Garcia e Cizinho; “O coro cênico na Universidade da Amazônia”, apresentada pela
então mestranda Joelma Bezerra (PPGARTES); “Beberagens e saberes musicais entre
os Tupinambás do Brasil Colonial” ministrada pelo então mestrando Rafael
Severiano (PPGARTES) e pela professora Maria Betânia Albuquerque (UEPA);
“Prática musical do carimbo no Espaço Cultural Coisas de Negro” apresentada
pela graduanda em música Carina Lima e pelo compositor de carimbo Nego Ray. O
II Ciclo de palestras iniciou com a palestra sobre os instrumentos musicais e de
sonorização amazônicos, ministrada pela graduanda e ex-bolsista PIBEX Camila
Costa e pela arqueóloga e pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi
Cristiana Barreto, ambas integrantes do projeto de pesquisa “Arqueologia
Musical Amazônica”, coordenado por Líliam Barros (PPGARTES/LABETNO), seguidos pela palestra sobre "Bandas de Música de Santarém", proferida por Eliane Fonseca, e "História Oral e Educação Musical", proferida por Thainá Façanha, ambas orientandas da professora Lia Braga Vieira. A próxima palestra será proferida por Leandro Machado com a temática "Batuques da Marujada de Bragança", orientando de Sonia Chada.
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