sexta-feira, 3 de junho de 2016

DEFESAS DE DISSERTAÇÕES DO PPGARTES VINCULADAS AO LABETNO



DEFESAS DE DISSERTAÇÕES DO PPGARTES VINCULADAS AO LABORATÓRIO DE ETNOMUSICOLOGIA DA UFPA

ISAC ALMEIDA -LIGANDO OS PONTOS: CAMINHOS PARA IMPROVISAÇÃO NO JAZZ EM DIÁLOGO COM A MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA.

RESUMO: Instrumento didático com indicação de conteúdos e metodologias de estudo, a ser aplicado no Curso Técnico Profissionalizante - formação de instrumentistas de Big Band, da Escola de Música, da Universidade Federal do Pará. Para a elaboração do material são considerados os estudos de Green (2001), Gainza (1990), Monk (2012), Cooker (1989), Cortês (2012), a análise de alguns métodos de ensino de improvisação como Boyde (1993), Steinel (1995), Aebersold (1992), Collura (2008), bem como reflexões a partir de entrevistas de campo com músicos e professores.

Membros da Banca:
SONIA MARIA MORAES CHADA (UFPA) - Orientador
NELSON JOSE GOES NEVES (FCG/PA) - Coorientador
OLINDA MARGARET CHARONE (UFPA)
Dr. PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ (UNICAMP)

DATA: 2206/2016
HORA: 09:00
LOCAL: PPGARTES

RAFAEL SEVERIANO – OS TUPINAMBÁ NO BRASIL COLONIAL: ASPECTOS DA TRANSMISSÃO MUSICAL
RESUMO: Estudo etnomusicológico no qual busquei compreender, a partir de relatos históricos, aspectos da transmissão musical da sociedade Tupinambá no Brasil colonial. Estudos sobre tal sociedade evidenciam que os diversos saberes culturais eram mantidos e transmitidos mediante práticas rituais que ocorriam na sociedade. Estas práticas eram então, além de celebrações, o momento no qual um conjunto de saberes era transmitido às gerações mais novas pelas mais velhas, sendo um locus de circulação e apropriação de saberes: as gerações mais velhas educavam as mais novas para seguirem com o modelo social. A transmissão de saberes ocorria também no cotidiano da sociedade. Em ambos os casos a apropriação dos saberes tradicionais não implicava na inexistência de processos de criação e recriação destes mesmos saberes. A suposição é que os saberes musicais eram transmitidos da mesma maneira: nas práticas sociais rituais e cotidianas. A metodologia constou de análises dos relatos históricos interpretados à luz de pressupostos da Etnomusicologia, Educação e Etnologia, e uma ampla contextualização da sociedade em questão, sobre tudo dos contextos que chamei de contextos musicais. O recorte temporal focaliza os séculos XVI e XVIII, período no qual as principais fontes foram produzidas. Como contribuição geral, pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre os Tupinambá, em especial sobre aspectos musicais, bem como contribuir com a Etnomusicologia das sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul. As conclusões alcançadas neste trabalho apontam que a transmissão musical ocorria nas práticas sociais rituais e cotidianas, e apresentam aspectos de tal transmissão.
BANCA AVALIADORA:
Líliam Barros (UFPA)
Marília Stein (UFRGS)
Sonia Maria Chada – (UFPA)

DATA: 22.06.2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGARTES

DAYSE MARIA PAMPLONA PUGET - AMANHECEU, PAID’ÉGUA! O SONHO CABANO FAZ SAMBA DE ENREDO NO CARNAVAL PARAENSE

RESUMO: A proposta desta pesquisa tem como foco os processos criativos de três sambas de enredo compostos para três escolas de samba de Belém do Pará: Amanheceu (1985), do Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná; Paid’égua (1986), do Império de Samba Quem São Eles, e Sonho Cabano (1985) da extinta Escola de Samba Acadêmicos da Pedreira.  O objetivo geral é investigar aspectos dos processos criativos destes sambas de enredo. Os objetivos específicos visam: conhecer a trajetória artística dos compositores dos sambas objetos do projeto; verificar os aspectos históricos das três escolas de samba já referidas e analisar os três sambas de enredo, foco da pesquisa.  Para tanto, levou-se em consideração as trajetórias artísticas dos seus compositores, o histórico do carnaval em Belém do Pará e das três escolas de samba onde os sambas de enredo tiveram suas origens. O processo metodológico apoiou-se em levantamento bibliográfico relativo às áreas do conhecimento que abrangem: carnaval, carnaval paraense, história oral, Etnomusicologia, samba, samba de enredo, Ditadura Militar e Cabanagem. Procedeu-se levantamento documental em jornais, revistas e periódicos em busca de subsídios incluindo imagens de importância para a pesquisa.  O trabalho de campo foi dirigido para a elaboração de entrevistas semi estruturadas que foram realizadas com os compositores dos três sambas de enredo e também com algumas pessoas que, embora não estejam no rol dos compositores, apresentam trajetórias marcantes na obtenção de dados.

BANCA AVALIADORA:
Líliam Barros –(UFPA) presidente
Miguel Santa Brígida – (UFPA) co-orientador
Regina Alves – UFPA
Sonia Maria Moraes Chada (UFPA)
DATA: 23.06.2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGARTES


EDNÉSIO CANTO - INVOCANDO SONS: CARTOGRAFIA DE UMA PRÁTICA MUSICAL DE KOTO NA COMUNIDADE NIKKEI DE BELÉM.
RESUMO:
A pesquisa parte da pergunta: Como ocorre a prática musical da Associação de Koto de Belém? Para respondê-la parto da abordagem Etnomusicológica e do método da Cartografia para abordar está prática musical. Sendo uma prática musical nipo-brasileira emergem conceitos que permitam tramar os conhecimentos obtidos junto à Associação de Koto de Belém, partindo da vivência como membro do grupo, e compartilhando textos que me serviram para imergir na prática musical. Entre estes conceitos que compartilho nessa pesquisa há: Transterritorialização musical (SATOMI, 2004), Mudança musical (NETTL, 2005; BLACkING, 1995) e energia musical (NETTL, 2005). Pareyson (2005) e Rangel (2015) imergem na pesquisa como método de estruturação e formação da dissertação, onde há o recolhimento de pistas do próprio instrumento musical desta pesquisa (o Koto) para desenvolver as Invocações que constituem todo o texto.
BANCA:
LÍLIAM BARROS – (UFPA) presidente
ALICE LUMI SATOMI – (UFPB) co-orientadora
PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL (UEPA)
AFONSO MEDEIROS (UFPA)
DATA: 24.06.2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGARTES

EDSON SANTOS DA SILVA - A PRESENÇA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA MÚSICA DE WALDEMAR HENRIQUE

RESUMO: Waldemar Henrique compôs diversas canções, peças para piano solo, coro, orquestra, músicas para novela, teatro e filmes inspirados no folclore amazônico, indígena, nordestino e nas representações das crenças e dos hábitos das populações afrodescendentes na Amazônia e no Brasil. A presença da cultura afro-brasileira na obra de Waldemar Henrique pode ser percebida pela simples observação das letras, ritmos e gêneros utilizados em diversas de suas obras. Investigar os fatores que contribuíram para a presença da cultura afro-brasileira na obra deste compositor foi o objetivo principal desta pesquisa. Os específicos: fornecer informações contextualizadas sobre Waldemar Henrique; verificar como o compositor aborda a temática afro-brasileira em suas composições e, descrever e analisar as composições denominadas de “Pontos Rituais”. Para isso, foi necessária a busca de informações contextualizadas sobre a vida e a obra do compositor, verificando sua possível relação com pessoas ligadas à cultura afro-brasileira, e a análise de sua obra. Nosso ponto de partida foi a revisão da bibliografia disponível, tendo como referência o catálogo de suas obras publicado por Claver Filho (1978) e Miranda (1978), assim como foram consideradas as questões propostas por Béhague (1992), Durand (2001) e Blacking (2000), entre outras, a investigação das dimensões socioculturais e estético-ideológicas no estudo de um compositor, para a compreensão da sua produção musical. Diante da carência de escritos sobre o assunto em tela, foram realizadas coletas de dados em campo, em forma de entrevistas semiestruturadas, e “episódicas”, com personalidades musicais relacionadas ao maestro, que estudaram e analisaram suas obras. A partir dos resultados obtidos, é proposta uma classificação para as obras inspiradas ou que apresentam temas relacionados à temática afro-brasileira em três categorias e um catálogo atualizado da obra do compositor.

Membros da banca:
SONIA MARIA MORAES CHADA (UFPA) - Orientador
MIGUEL DE SANTA BRÍGIDA JUNIOR (UFPA)
ANA MARIA DE CASTRO SOUZA (UEPA)

DATA: 29/06/2016
HORA: 14:00
LOCAL: PPGARTES



LEANDRO MACHADO FERREIRA – BATUQUES DA MARUJADA DE BRAGANÇA – PA: recurso metodológico para a educação básica e técnica

RESUMO: Traduzir os toques da Marujada de São Benedito, do município de Bragança-PA, para o instrumento bateria e para a percussão corporal, através de uma poética ancorada em experiências vividas com este instrumento e considerando as características timbrísticas do grupo instrumental da Marujada, desencadeando outro formato estético e sonoro para os toques, mas mantendo suas características particulares, foi o objetivo principal desta pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA. Os específicos foram: fornecer informações contextualizadas sobre esse contexto, desenvolver uma concepção contemporânea desses ritmos a partir da bateria, suscitar outras possibilidades rítmicas para a execução desses toques, e assim, instigar novos olhares para a música regional paraense. Para isso foram realizadas gravações de vídeos e áudios em campo com o grupo local responsável pelo acompanhamento das danças nas 216ª e 217ª edições da Marujada de Bragança, com o intuito de registrar as performances percussivas que subsidiam a pesquisa, revisão da bibliografia sobre o assunto e temas transversais, além de entrevistas e gravações com os integrantes do grupo. O DVD Batuques da Marujada de Bragança, constituído de um documentário introdutório sobre a manifestação, seguido de vídeo-aula, onde são apresentados os instrumentos e as técnicas percussivas características dos toques da Marujada e adaptações para o instrumento bateria e percussão corporal como recurso metodológico para a educação básica e técnica é o produto final desta pesquisa, e está de acordo com a legislação vigente sobre o ensino de artes/música na escola.
Membros da banca:
ÁUREO DÉO DE FREITAS (UFPA) – Orientador
SONIA MARIA MORAES CHADA (UFPA) - Coorientador
LÍLIAN CRISTINA BARROS COHEN (UFPA)
BERNARDO MESQUITA (UEAM)

DATA: 23/06/2016
HORA: 09:00
LOCAL: PPGARTES


MILENA ARAÚJO - Novas tecnologias na educação musical: jogando, brincando e aprendendo com objetos de aprendizagem.
RESUMO: O presente artigo “Novas tecnologias e educação musical na escola: jogando, brincando e aprendendo a partir de objetos de aprendizagem.” É oriundo da criação de um instrumento educativo digital que visa possibilitar o uso do computador no ensino da música. Para tanto se definiu como objetivo geral construir objeto de aprendizagem (OA) para uso da educação musical no ensino básico e como objetivos específicos desvelar os conceitos de objetos de aprendizagem e jogo, brincadeira e brinquedo  e  demonstrar as possibilidades oriundas da criação/autoria de um material educativo digital para o ensino da música no ensino fundamental I. Tal proposição bem como definição de objetivos se deu mediante a inquietação pela busca por novas possibilidades do fazer pedagógico no âmbito escolar, haja vista que isto requer empreender conhecimentos e tecnologias em prol da construção dialética e atemporal do saber. Para elaboração do material são considerados Prensky (2012), Munhoz (2013), Souza Junior (2010) no entendimento do conceito e aplicação de Objeto de Aprendizagem, Kichimoto (2011) e Oliveira (20000 sobre o papel do brincar no processo de aprendizagem e Penna (2014) Swanwck (2003) e Bastian (2009) a respeito da música na escola.  Entende-se que o computador pode ser considerado um grande aliado do desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente na medida em que possibilita o desenvolvimento de um trabalho que se adapta a distintos ritmos de aprendizagem e favorece a que o aluno aprenda com seus erros. Nesta perspectiva foi construído o OA “Jogando Daqui...Cantando de Lá...” composto de 08 (oito) atividades divididas em três seguimentos: Sons, instrumentos musicais e notas musicais, ressaltando que os conteúdos utilizados do referido instrumento didático visou atender os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte – Música. A busca pela construção de um Objeto de Aprendizagem para uso da educação musical no ensino básico tem por pretensão contribuir com um material digital singular para uso e melhoria da prática educativa na escola.

BANCA:
LÍLIAM BARROS (UFPA) orientadora
RUY HENDERSON FILHO (UEPA) co-orientador
PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL  (UEPA)
OLINDA CHARONE (UFPA)
DATA: 27.06.2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGARTES

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