ARQUIVOLOGIA MUSICAL E PESQUISA DAS PRÁTICAS MUSICAIS DO PASSADO
laboratoriodeetnomusicolog ia@gmail.com
Muitas práticas musicais e de ensino de música do passado legaram ao presente vestígios materiais tais como partituras, partes instrumentais e vocais avulsas, documentos administrativos, fotografias, gravações, instrumentos musicais e outras. Tais vestígios se encontram nas mais diversas situações de recolhimento, tais como arquivos de bandas de música, de orquestras e teatros, arquivos públicos e eclesiásticos, museus, bibliotecas, acervos particulares e arquivos pessoais. Este curso tem como objetivo apresentar e discutir questões relativas ao patrimônio arquivístico-musical e às memórias de práticas das quais resulta este patrimônio. A distribuição de acervos musicais pelo Brasil e a situação de conservação dos mesmos, técnicas e métodos de acondicionamento, organização e inventário de acervos, as fases de recolhimento dos documentos (teoria das três idades) e a pesquisa das práticas que envolveram a música no passado são temas abordados nesta disciplina. Longe do estabelecimento ou difusão de um único modelo canônico, busca-se analisar algumas soluções adotadas em instituições brasileiras e oferecer aos responsáveis pelos acervos musicais e pesquisadores envolvidos em seu estudo ferramentas que possibilitem, em última análise, o acesso e a difusão da memória musical de maneira eficiente e adequada às distintas realidades locais.
inscrições e informações:
laboratoriodeetnomusicolog ia@gmail.com
CV: http://lattes.cnpq.br/ 4412726528039535 - Fernando Lacerda
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Muitas práticas musicais e de ensino de música do passado legaram ao presente vestígios materiais tais como partituras, partes instrumentais e vocais avulsas, documentos administrativos, fotografias, gravações, instrumentos musicais e outras. Tais vestígios se encontram nas mais diversas situações de recolhimento, tais como arquivos de bandas de música, de orquestras e teatros, arquivos públicos e eclesiásticos, museus, bibliotecas, acervos particulares e arquivos pessoais. Este curso tem como objetivo apresentar e discutir questões relativas ao patrimônio arquivístico-musical e às memórias de práticas das quais resulta este patrimônio. A distribuição de acervos musicais pelo Brasil e a situação de conservação dos mesmos, técnicas e métodos de acondicionamento, organização e inventário de acervos, as fases de recolhimento dos documentos (teoria das três idades) e a pesquisa das práticas que envolveram a música no passado são temas abordados nesta disciplina. Longe do estabelecimento ou difusão de um único modelo canônico, busca-se analisar algumas soluções adotadas em instituições brasileiras e oferecer aos responsáveis pelos acervos musicais e pesquisadores envolvidos em seu estudo ferramentas que possibilitem, em última análise, o acesso e a difusão da memória musical de maneira eficiente e adequada às distintas realidades locais.
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