II Jornada de Etnomusicologia
Apresentação musical O Koto que soa em Belém
Data: 10.12.2015
Hora: 20h30
Local: Auditório do PPGARTES
Músicos:
Ednésio Canto
Sanae Maruoka
Iniciada em 1929, a imigração japonesa na
Amazônia é parte significativa da historia da formação social dos habitantes
dessa região. Inicialmente os imigrantes vieram para a região como
trabalhadores rurais, sofrendo grandes transtornos no percurso, como o surto de
malária que atingiu muitas famílias japonesas por volta dos anos 1930 e a
repressão militar no período da 2ª Guerra Mundial. Com o passar dos anos,
passaram a ser mais presentes na capital do Estado do Pará e em algumas cidades,
principalmente da região metropolitana de Belém. Em 2015, quando se comemoram os
120 anos de amizade, comércio e navegação Brasil/Japão, é possível ver como a
cultura nipônica faz parte da cultura brasileira. Organizados em associações e outras
formações coletivas, os nipo-brasileiros permaneceram interagindo com a diversidade
encontrada, sem deixar de manter suas práticas culturais transterritorializadas
do Japão. O koto, instrumento de
origem japonesa, é um elemento dessas práticas culturais em Belém, sendo mantido
principalmente pela Associação de Koto
de Belém - AKB, grupo que permanece realizando apresentações musicais nos principais
eventos culturais nipo-brasileiros. Tendo iniciado com as aulas da professora de Koto Nobuko
Kumada em 1982 e hoje contando com a professora de japonês e instrumentista
de koto Kuniko Maruoka no comando do grupo, a AKB se dedica a prática do
instrumento com o principal intuito de participar das festividades
nipo-brasileiras fazendo parte das apresentações culturais e contribuindo para a
divulgação do instrumento para a comunidade.
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