MÚSICA E CULTURA NIKKEI EM BELÉM: PRÁTICA INSTRUMENTAL NA ASSOCIAÇÃO DE KOTO DE
BELÉM
RESUMO: O instrumento musical denominado Koto
é um dos instrumentos de tradição japonesa, descrito como um “cordofone da
família das cítaras longas, tocado com três dedais tsume que envolvem a
ponta do polegar, indicador e médio da mão direita. Usualmente possui treze
cordas, estendidas sobre uma caixa de ressonância medindo 1,80 x 0,25 x 0,08 m,
afinados através de cavaletes móveis” (SATOMI, 2004). Em Belém há a permanecia
de um grupo de origem Nikkei chamado Associação de Koto de Belém, que
permanece a mais de três décadas desenvolvendo a prática instrumental e
realizando apresentações, mantendo um laço cultural com a terra mão. A pesquisa
consiste em compreender a prática musical de Koto na comunidade Nikkei
de Belém, além de realizar levantamento bibliográfico em relação a historia e a
teoria do instrumento musical Koto; fornecer
informações do processo histórico dessa prática musical em Belém; e, identificar
particularidades do processo de ensino-aprendizagem da prática do Koto em Belém. Através da prática
instrumental e observação junto à Associação
de Koto de Belém é realizada a coleta de dados, além da aplicação de
entrevistas e questionários com as integrantes da associação. A análise
documental e bibliográfica também é parte da metodologia utilizada na
realização da pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Música japonesa. Transterritorialização
musical. Cultura Nikkei.
LINHA DE PESQUISA: Interfaces entre arte, cultura e sociedade.
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