segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MÚSICA E CULTURA NIKKEI EM BELÉM: PRÁTICA INSTRUMENTAL NA ASSOCIAÇÃO DE KOTO DE BELÉM



Projeto de pesquisa de mestrado – Ednésio T. P. Canto
MÚSICA E CULTURA NIKKEI EM BELÉM: PRÁTICA INSTRUMENTAL NA ASSOCIAÇÃO DE KOTO DE BELÉM

RESUMO: O instrumento musical denominado Koto é um dos instrumentos de tradição japonesa, descrito como um “cordofone da família das cítaras longas, tocado com três dedais tsume que envolvem a ponta do polegar, indicador e médio da mão direita. Usualmente possui treze cordas, estendidas sobre uma caixa de ressonância medindo 1,80 x 0,25 x 0,08 m, afinados através de cavaletes móveis” (SATOMI, 2004). Em Belém há a permanecia de um grupo de origem Nikkei chamado Associação de Koto de Belém, que permanece a mais de três décadas desenvolvendo a prática instrumental e realizando apresentações, mantendo um laço cultural com a terra mão. A pesquisa consiste em compreender a prática musical de Koto na comunidade Nikkei de Belém, além de realizar levantamento bibliográfico em relação a historia e a teoria do instrumento musical Koto; fornecer informações do processo histórico dessa prática musical em Belém; e, identificar particularidades do processo de ensino-aprendizagem da prática do Koto em Belém. Através da prática instrumental e observação junto à Associação de Koto de Belém é realizada a coleta de dados, além da aplicação de entrevistas e questionários com as integrantes da associação. A análise documental e bibliográfica também é parte da metodologia utilizada na realização da pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Música japonesa. Transterritorialização musical. Cultura Nikkei.

LINHA DE PESQUISA: Interfaces entre arte, cultura e sociedade.

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