sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

MÚSICA E EDUCAÇÃO INDÍGENAS: aspectos da transmissão musical da sociedade tupinambá no Brasil colonial



Projeto de mestrado - Rafael Severiano (PPGARTES)
MÚSICA E EDUCAÇÃO INDÍGENAS: aspectos da transmissão musical da sociedade tupinambá no Brasil colonial

RESUMO: Estudo documental e bibliográfico, de abordagem etnomusicológica, no qual se busca compreender, a partir de relatos históricos, aspectos da transmissão musical da sociedade Tupinambá no Brasil colonial. Estudos sobre tal sociedade evidenciam que os diversos saberes culturais eram mantidos e transmitidos mediante práticas costumes e rituais repetidos nas mesmas ocasiões e oportunidades. Estas práticas eram então, além de celebrações, o momento onde um conjunto de saberes era transmitido às gerações mais novas pelas mais velhas, sendo um locus de circulação e apropriação de saberes: as gerações mais velhas educavam as mais novas para seguirem com o modelo social. A suposição é que os saberes musicais eram transmitidos da mesma maneira: prática cultural. A metodologia consta de análises dos relatos históricos interpretados a luz de estudos bibliográficos, pressupostos da Etnomusicologia, Educação e Etnologia ameríndia, por exemplo, além de uma ampla contextualização os diversos contextos da sociedade em questão, sobre tudo os musicais. O recorte temporal focaliza os séculos XVI e XVII, período que as principais fontes foram produzias. Como contribuição geral, pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre os Tupinambá, em especial sobre aspectos musicais. Os resultados parciais confirmam a suposição levantada.

Palavras-chave: Música indígena. Educação indígena. Tupinambá.

Linha de pesquisa - 1. Interfaces entre arte, cultura e sociedade; 2. Música e sociedade indígena na Amazônia.
Vinculado ao projeto "Arqueologia Musical Amazônica"

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