Projeto de mestrado - Rafael Severiano (PPGARTES)
MÚSICA E EDUCAÇÃO INDÍGENAS: aspectos da
transmissão musical da sociedade tupinambá no Brasil colonial
RESUMO: Estudo documental e bibliográfico, de abordagem etnomusicológica, no qual
se busca compreender, a partir de relatos históricos, aspectos da transmissão
musical da sociedade Tupinambá no Brasil colonial. Estudos sobre tal sociedade
evidenciam que os diversos saberes culturais eram mantidos e transmitidos mediante
práticas costumes e rituais repetidos nas mesmas ocasiões e oportunidades. Estas
práticas eram então, além de celebrações, o momento onde um conjunto de saberes
era transmitido às gerações mais novas pelas mais velhas, sendo um locus de circulação e apropriação de
saberes: as gerações mais velhas educavam as mais novas para seguirem com o
modelo social. A suposição é que os saberes musicais eram transmitidos da mesma
maneira: prática cultural. A metodologia consta de análises dos relatos
históricos interpretados a luz de estudos bibliográficos, pressupostos da
Etnomusicologia, Educação e Etnologia ameríndia, por exemplo, além de uma ampla
contextualização os diversos contextos da sociedade em questão, sobre tudo os
musicais. O recorte temporal focaliza os séculos XVI e XVII, período que as
principais fontes foram produzias. Como contribuição geral, pretende-se aprofundar
os conhecimentos sobre os Tupinambá, em especial sobre aspectos musicais. Os
resultados parciais confirmam a suposição levantada.
Palavras-chave: Música indígena. Educação indígena. Tupinambá.
Linha de pesquisa - 1. Interfaces entre arte, cultura e sociedade; 2. Música e sociedade indígena na Amazônia.
Vinculado ao projeto "Arqueologia Musical Amazônica"
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