segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

XXV CONGRESSO DA ANPPOM

A chamada de trabalhos para o XXV Congresso da ANPPOM já está disponível na página da Associação.
O Congresso será realizado em Vitória/ES, de 17 a 21 de agosto de 2015, sediado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com apoio da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES).
 
Formação de pesquisadores, docentes e artistas na área de música: tendências, desafios e perspectivas
Vitória/ES, 17 a 21 de agosto de 2015
Nos últimos anos, com a expansão da pós-graduação em música, temos presenciado um aumento expressivo do número de mestres e doutores titulados na área, que vem acompanhando tanto a criação de novos grupos de pesquisa e a consolidação dos já existentes quanto a ampliação dos cursos de graduação na área, espaço privilegiado de atuação profissional dos pós-graduados.
A atenção dada à formação em nível superior, entretanto, ainda não é condizente com o crescimento que a área vem experimentando. E o tempo presente, em que tanto se discute sobre a potência e os limites do chamado produtivismo acadêmico, que enfatiza produtos e resultados, exige-nos refletir sobre os processos necessários para alcançar resultados e produtos.
A busca pela consolidação de uma comunidade acadêmica em música passa pela discussão dos processos formativos levados a cabo pela área: que visões de ciência, arte e educação/ensino subjazem nossas concepções e práticas de formação? Como, por que e para que formamos mestres e doutores? Quais são as condições de condução dessa formação? É possível identificar pontos comuns que garantam alguma particularidade ou especificidade para a área? Refletir sobre formação é um caminho, ou uma oportunidade, para discutirmos sobre a própria área e os contornos (e aberturas) que a ela damos, devemos ou podemos dar.
Assim, dando continuidade às discussões sobre a produção de conhecimento e as relações da pesquisa em música com a sociedade, levadas a cabo nos três últimos congressos, o XXV Congresso da ANPPOM busca refletir criticamente sobre a formação superior na área de música, especialmente aquela realizada no âmbito da pós-graduação, de modo a promover:
a) a discussão sobre práticas de formação de pesquisadores, docentes e artistas na área e seus fundamentos teóricos e metodológicos;
b) a análise das finalidades, estratégias e resultados da formação científica, pedagógica e artística na pós-graduação e suas relações com outros níveis de ensino e espaços de atuação de mestres e doutores;
c) o debate sobre experiências formativas da área, seus impactos na vida dos sujeitos e suas contribuições para o desenvolvimento da sociedade e do país.http://www.anppom.com.br/congressos.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário