sábado, 24 de janeiro de 2015

Apresentação do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia - GPMIA



O Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA foi criado em 2007 e está cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA e no Conselho Nacional de Pesquisa - CNPQ. Possui três linhas de pesquisa: Interfaces entre arte, cultura e sociedade, Música Indígena na Amazônia e Estudos Etnomusicológicos no Pará. Congrega professores e estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de outras instituições. Possui projetos vinculados às três linhas de pesquisa, incluindo bolsas de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado. Atua no cenário da pesquisa etnomusicológica no Pará através de seus projetos de pesquisa e extensão, com publicações, realização e participação em eventos científicos. Possui um acervo de audiovisual e de livros e textos sobre etnomusicologia. Seu acervo audiovisual possui o Fundo Rio Negro, com gravações em áudio e vídeo de músicas dos povos indígenas desta região no noroeste da Amazônia, e o Fundo Instituto Estadual Carlos Gomes, com imagens digitalizadas de documentos históricos desta instituição Fundo Arqueologia Musical Amazônica, com imagens e vídeos dos instrumentos musicais Tapajônicos e Marajoaras dos acervos do Museu Nacional (RJ) e Museu Paraense Emílio Goeldi (PA). As atividades do grupo de pesquisa interligam os estudantes de graduação e pós-graduação em reuniões de estudos, palestras, atividades específicas de projetos de pesquisa e extensão, seminários e publicações. Para além destas ações, os Grupos de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos sediados na UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais na Amazônia (GEMAM), da UEPA, somam esforços na promoção de eventos, reuniões de estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão na área de etnomusicologia. Parcerias interinstitucionais com a Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro – FOIRN e com representantes de sociedades tradicionais e mestres da cultura popular oportunizaram diálogos entre saberes em espaços e contextos distintos. Os projetos de pesquisa cadastrados no período 2014 – 2017 estão voltados para as áreas de cartografia das práticas musicais paraenses, música e sociedade indígena, arqueomusicologia, inclusão de saberes tradicionais e propriedade intelectual. Tais projetos incluem pesquisadores docentes internos e externos à UFPA e UEPA, alunos e bolsistas e contam com recursos do CNPq, CAPES, UFPA e UEPA.

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