sábado, 24 de janeiro de 2015

Projetos do GPMIA



Projetos guarda-chuva do GPMIA

Arqueologia Musical da Amazônia – coordenadora Líliam Barros
Estilos de Etnomusicologia na Pan-Amazônia – coordenadora Líliam Barros
Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes - coordenadoras Líliam Barros e Lia Braga Vieira
21 – Experimentação Poética – coordenadora Líliam Barros; membros: Marcos Cohen; Elias Neves Gonçalves
Arte em Toda Parte: temas transversais como colaboradores sociais - coordenadoras - Líliam Barros e Sonia Chada; membro: Carina Lima.

Projetos nos quais o GPMIA atua como parceiro

Grupo de Pesquisa Práticas Musicais do Pará - “Práticas Musicais do Pará” – coord. Sonia Maria Moraes Chada; Líliam Barros (colaboradora).

INCT/UNB - “Encontro de Saberes” – José Jorge de Carvalho (coord. INCT/UnB), Líliam Barros e Sonia Chada (coord. na EMUFPA/UFPA), Paulo Murilo Guerreiro do Amaral (colaborador), Jorgete Lago (colaboradora), Rosa Silva (colaboradora), Lohana Gomes (bolsista).

Linhas de Pesquisa e projetos vinculados

1.      Música Indígena na Amazônia
a.       Arqueologia Musical Amazônica
b.      Rafael Severiano – MÚSICA E EDUCAÇÃO INDÍGENAS: aspectos da transmissão musical da sociedade tupinambá no Brasil colonial
c.       Adejana Meirelles – Da Aldeia à cidade: uma descrição da musica Kambeba
2.      Interfaces entre arte, cultura e sociedade
a.       “Obras didáticas para os anos iniciais da educação profissional – curso básico de piano: pequenas peças para piano de Luiza Camargo” – coord. Rosa Maria Mota da Silva; Maria José Pinto de Moraes (colaboradora), Lúcia Uchoa (colaboradora), Lia Braga Vieira (consultora), vigência;
b.      Rafael Severiano – MÚSICA INDÍGENA E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO: Saberes musicais da sociedade Tupinambá na Amazônia do Brasil Colonial.
c.       Dayse Puget – Os Blocos e Escolas de Samba: A Resistência do Carnaval em Belém do Pará;
d.      Milena Araújo – PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE USO PARA O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA;
e.       João Paulo Fonseca – Radio web e o ensino de música em Santarém;
f.       Ednésio Canto – Cultura Nikkei: Identidade, Herança cultural e tradição no fazer musical através do koto na comunidade Nikkei de Belém.

3.      Estudos Etnomusicológicos no Pará
a.       Dayse Puget – Os Blocos e Escolas de Samba: A Resistência do Carnaval em Belém do Pará;
b.      Ednésio Canto – Cultura Nikkei: Identidade, Herança cultural e tradição no fazer musical através do koto na comunidade Nikkei de Belém.
Publicações do GPMIA
Barros, Líliam. Cadernos do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia. Volume I. Belém/Pará: PPGARTES, 2009.
Barros, Líliam e Amaral, Paulo Murilo G. Cadernos do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia. Volume II. Belém/Pará: PPGARTES/PAKA-TATU, 2011.
Barros, Líliam e Adade, Ana Maria. Memória História do Instituto Estadual Carlos Gomes (1985-1928). Belém/Pará, 2012.
Mello, Glaucia. Yurupari: o dono das flautas sagradas dos povos do Rio Negro. Mitologia e simbolismo. Belém/Pará: Pakatatu, 2013. Aguardando lançamento.
Silva Rosa ET. Al. “Luiza Camargo – pequenas peças para piano.” Livro e CD. No prelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário