Projetos guarda-chuva do GPMIA
Arqueologia
Musical da Amazônia – coordenadora Líliam Barros
Estilos de
Etnomusicologia na Pan-Amazônia – coordenadora Líliam Barros
Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes - coordenadoras Líliam Barros e Lia Braga Vieira
Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes - coordenadoras Líliam Barros e Lia Braga Vieira
21 – Experimentação
Poética – coordenadora Líliam Barros; membros: Marcos Cohen; Elias Neves Gonçalves
Arte em Toda Parte: temas transversais como colaboradores sociais - coordenadoras - Líliam Barros e Sonia Chada; membro: Carina Lima.
Arte em Toda Parte: temas transversais como colaboradores sociais - coordenadoras - Líliam Barros e Sonia Chada; membro: Carina Lima.
Projetos nos quais o GPMIA atua como parceiro
Grupo de
Pesquisa Práticas Musicais do Pará - “Práticas Musicais do Pará” – coord. Sonia
Maria Moraes Chada; Líliam Barros (colaboradora).
INCT/UNB -
“Encontro de Saberes” – José Jorge de Carvalho (coord. INCT/UnB), Líliam Barros
e Sonia Chada (coord. na EMUFPA/UFPA), Paulo Murilo Guerreiro do Amaral
(colaborador), Jorgete Lago (colaboradora), Rosa Silva (colaboradora), Lohana
Gomes (bolsista).
Linhas de Pesquisa e projetos vinculados
1.
Música Indígena na Amazônia
a.
Arqueologia Musical Amazônica
b.
Rafael Severiano – MÚSICA E EDUCAÇÃO INDÍGENAS: aspectos da
transmissão musical da sociedade tupinambá no Brasil colonial
c.
Adejana Meirelles – Da
Aldeia à cidade: uma descrição da musica Kambeba
2.
Interfaces entre arte, cultura
e sociedade
a.
“Obras didáticas para os anos
iniciais da educação profissional – curso básico de piano: pequenas peças para
piano de Luiza Camargo” – coord. Rosa Maria Mota da Silva; Maria José Pinto de
Moraes (colaboradora), Lúcia Uchoa (colaboradora), Lia Braga Vieira
(consultora), vigência;
b.
Rafael Severiano – MÚSICA
INDÍGENA E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO: Saberes musicais da sociedade Tupinambá na
Amazônia do Brasil Colonial.
c.
Dayse Puget – Os Blocos e
Escolas de Samba: A Resistência do Carnaval em Belém do Pará;
d.
Milena Araújo – PRODUÇÃO DE
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE USO PARA O ENSINO DA MÚSICA NA
ESCOLA;
e.
João Paulo Fonseca – Radio web
e o ensino de música em Santarém;
f.
Ednésio
Canto – Cultura Nikkei: Identidade,
Herança cultural e tradição no fazer musical através do koto na comunidade Nikkei de Belém.
3.
Estudos Etnomusicológicos no
Pará
a.
Dayse Puget – Os Blocos e
Escolas de Samba: A Resistência do Carnaval em Belém do Pará;
b.
Ednésio
Canto – Cultura Nikkei: Identidade,
Herança cultural e tradição no fazer musical através do koto na comunidade Nikkei de Belém.
Publicações do GPMIA
Barros, Líliam. Cadernos do Grupo de Pesquisa Música e
Identidade na Amazônia. Volume I. Belém/Pará: PPGARTES, 2009.
Barros, Líliam e
Amaral, Paulo Murilo G. Cadernos do Grupo
de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia. Volume II. Belém/Pará: PPGARTES/PAKA-TATU,
2011.
Barros, Líliam e
Adade, Ana Maria. Memória História do
Instituto Estadual Carlos Gomes (1985-1928). Belém/Pará, 2012.
Mello, Glaucia. Yurupari: o dono das flautas sagradas
dos povos do Rio Negro. Mitologia e simbolismo. Belém/Pará: Pakatatu, 2013.
Aguardando lançamento.
Silva Rosa ET.
Al. “Luiza Camargo – pequenas peças para piano.” Livro e CD. No prelo.
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