Projeto Arqueologia Musical Amazônica
Coordenadora Líliam Barros
Instituições participantes - Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu Nacional da UFRJ
Apoio - Laboratório de Etnomusicologia da UFPA
Equipe:
Lìliam Barros - coordenadora
Simone Mesquita - pesquisadora consultora do MN
Maura Imasio - pesquisadora consultora do MPEG
Rafael Severiano - PPGARTES
Sidney Mayon - GPMIA
Lohana Gomes - GPMIA
Objetivos e métodos:Trata-se do estudo organológico e interpretação dos usos associados aos
instrumentos musicais precolombianos das coleções arqueológicas Tapajônica,
Marajoara e Xinguana do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Museu Nacional da
UFRJ.
A pesquisa deverá ser
realizada em três anos. No primeiro ano será estudada a Coleção Tapajônica do
Museu Paraense Emílio Goeldi, constituída por 24 apitos zoomorfos e 3
estatuetas antropomorfas. Nos anos seguintes serão estudadas as coleções
Marajoara e Xinguana (Rio Curuá), que serão elencadas a partir do momento em
que a pesquisa for aprovada. As peças selecionadas serão anexadas ao termo de
uso de imagem, a ser assinado pela pesquisadora por ocasião da apreciação do
projeto.
Inicialmente será feito
levantamento bibliográfico na área de etnomusicologia e arqueologia musical
visando conhecer as experiências realizadas em países da América Latina e do
Norte, bem como procurando problematizar os estudos arqueológicos no campo da
pesquisa musical. Concomitantemente será realizado levantamento bibliográfico
acerca dos estudos sobre arqueologia amazônica. As fontes históricas também
serão consultadas, tais como crônicas de naturalistas viajantes, padres e/ou
cartas e documentos oficiais que abordem questões relacionadas às peças
contidas nestas coleções. Estudos etnológicos sobre as populações indígenas
amazônicas e estudos etnomusicológicos sobre as Terras Baixas da América do Sul
serão realizados concomitantemente aos demais, dando continuidade aos estudos
já realizados pelo Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia.
Em sequência, terá lugar a
análise dos instrumentos musicais. Serão feitos registros fotográficos após o
consentimento da instituição parceira e a análise organológica e morfológica
dos instrumentos musicais será realizada a partir de um estudo comparativo de
metodologias de classificação de Curt Sachs e outras experiências de
taxonomização (IKEDA, 1997; SATOMI, 2008; SEEGER, 1987; TRAVASSOS, 1987). Será
feita catalogação dos instrumentos musicais indicando sua numeração, local de
origem, dados bibliográficos e do coletor e outras informações consideradas
relevantes, pretende-se, também, oportunizar imagens gráficas dos instrumentos
musicais, a partir de desenhos indicando o processo de produção sonora. Para
tanto, serão investigadas outras experiências em museus da América Latina e de
outros países com coleções de instrumentos musicais. As imagens e outros
arquivos ficarão guardados no acervo do Grupo de Pesquisa Música e Identidade
na Amazônia – GPMIA, com restrição de acesso.
Caso haja necessidade,
viagens aos campos onde foram coletadas as peças poderão ser realizadas, bem
como procedimentos relativos a datações de outras ações próprias da área da
arqueologia, a depender dos recursos financeiros captados em agências de
fomento.
A partir do estudo
bibliográfico específico voltado para cada área arqueológica, pretende-se ter
uma compreensão da dimensão de tipos de instrumentos musicais presentes nas
coleções, representativos das culturas precolombianas e de possíveis
interpretações de seus usos cerimoniais. Serão observadas notificações sobre
outros achados arqueológicos no mesmo sítio no qual foram encontrados os
instrumentos musicais, tendo em vista uma percepção de dimensão mais abrangente
em relação ao contexto arqueológico e sociocultural das práticas musicais.
O projeto terá um caráter
amplo e poderá abrigar subprojetos desta natureza em sítios arqueológicos ao
longo da região amazônica se houver demanda para isto. O projeto poderá
estender-se, também, para o campo da pesquisa em Iconografia Musical e da
etnoarqueomusicologia, tendo em vista os diversos sítios com arte rupestre na
região e as possibilidades de interesse de grupos indígenas em estabelecer
parcerias com o GPMIA.
O projeto deverá integrar as
demais atividades do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA
com a participação nos Seminários do GPMIA, nas reuniões de estudo mensais, na
inclusão de bolsistas e pesquisa, e na produção científica em livros,
periódicos, congressos e demais participações da área.
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