quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Projeto Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes



Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes
Instituições participantes:
Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia
Laboratório de História Oral do PPGARTES
Laboratório de Etnomusicologia da UFPA
Instituto Estadual Carlos Gomes
Fundação Carlos Gomes
Coordenação - Líliam Barros e Lia Braga Vieira
Membros:
Thiago Lopes - PPGARTES
Jurema Viegas - PPGARTES
Glaucia - PPGARTES
Nayane Macedo - PPGARTES
Priscila Cunha - Lab. de Hist. Oral
Tainá Façanha - Lab. de Hist. Oral
Dayse Puget - PPGARTES/GPMIA
Danihellen Siqueira - PPGARTES
Joelma Bezerra - PPGARTES
Letícia Silva - PPGARTES
Reuniões:
Segundas-feiras às 10:00 no PPGARTES.
Resumo: 


O projeto tem como objetivo geral compreender a história do Instituo Estadual “Carlos Gomes” como um conjunto de histórias de professores que ali se formaram e/ou atuaram até o ano de 2014; Registrar os relatos orais das trajetórias de formação e/ou de atuação de professores no Instituto Estadual Carlos Gomes até 2014; Transcriar em narrativas os relatos dessas trajetórias, de modo a tornar perceptível o conteúdo e a forma como os professores apresentaram o IECG em suas memórias, além de organizar os depoimentos desses professores, de modo a flagrar aproximações e distanciamentos, semelhanças e contrastes, harmonias e tensões entre os períodos de funcionamento do IECG, quanto ao ensino e demais atividades desenvolvidas.
O projeto se fundamenta na pesquisa em história oral utilizando o método de história de vida em função mesmo da escassa parcela de fontes escritas de informações. A coleta de dados deverá acontecer através de entrevistas semi-estruturadas que, no entanto, por estarem metodologicamente atreladas à história de vida, abrem espaço para inserções temáticas por parte dos entrevistados. Com essa fundamentação teórica será possível fazer levantamento histórico da instituição no período compreendido tanto quanto adquirir material que deverá constituir o acervo documental.
O método da história oral representa uma valorização aos atores sociais que construíram e constroem a história da instituição, fazendo-se ouvir as vozes desses docentes e ex-alunos, suas experiências, suas práticas musicais e suas interpretações sobre a dinâmica da instituição. Uma outra característica dessa metodologia é a abertura de espaço para o que muitas vezes não transparece em textos baseados em fontes impressas.
Segundo Freitas (2002:18), a História Oral é um método de pesquisa que utiliza o registro como meio de obtenção de fontes de informação, baseadas nas narrativas da experiência humana. A autora menciona que, como característica deste tipo de trabalho, a criação de registros em áudio, vídeo e outros materiais, conduz à criação de acervos, necessitando de armazenamento e conservação dos mesmos (Freitas, 2002:19). A autora informa, ainda, que a História Oral pode ser dividida em três abordagens: tradição oral, história de vida e história temática (2002:19). O presente projeto pretende abordar a história de vida como metodologia específica de trabalho, que diferencia-se das demais pelas seguintes características (Freitas, 2002: 19):
Um outro aspecto metodológico da História Oral, especificamente da História de Vida, é a utilização de entrevistas temáticas em que um grupo de pessoas participa dando depoimentos sobre um mesmo assunto, sendo possível, então, coletar interpretações e visões diferenciadas dos fatos sociais (Freitas, 2002:22). Desta maneira, o pesquisador se depara com diversas leituras e uma grande riqueza de experiências em torno do mesmo fato social, enriquecendo sua análise (Freitas, 2002:47). Um aspecto interessante que envolve a metodologia da História Oral é o destaque dado ao sujeito inserido no processo histórico, além da valorização de sua experiência nesse processo.
Em trabalhos anteriores (Barros e Maia, 2003 e Barros e Gomes, 2004; Barros e Adade, 2012) a metodologia da História Oral foi utilizada, em conjunto com a percepção de caráter mais antropológico que é dada pela área de etnomusicologia, possibilitando uma abordagem mais abrangente sobre os assuntos tratados nos referidos trabalhos. Pretende-se dar continuidade a essas pesquisas em torno de instituições e personalidades que se destacaram no cenário musical paraense da primeira metade do século XX, numa tentativa de compreender os processos educacionais que fundavam as práticas musicais da época.
O Laboratório de História Oral discute metodologia e integra alunos da graduação e pós-graduação em Artes (especificamente da subarea música), orientando o encaminhamento das pesquisas no âmbito da etngrafia das entrevistas, dos processos de transcrição e transcriação das falas dos professores e posterior diálogo com os mesmos.



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