O projeto tem como objetivo geral compreender a história do Instituo Estadual “Carlos Gomes” como um
conjunto de histórias de professores que ali se formaram e/ou atuaram até o ano
de 2014; Registrar os relatos orais das trajetórias de formação e/ou de atuação de professores
no Instituto Estadual Carlos Gomes até 2014; Transcriar em narrativas os relatos dessas trajetórias, de modo a tornar
perceptível o conteúdo e a forma como os professores apresentaram o IECG em
suas memórias, além de organizar os depoimentos desses professores, de modo a flagrar aproximações e
distanciamentos, semelhanças e contrastes, harmonias e tensões entre os
períodos de funcionamento do IECG, quanto ao ensino e demais atividades
desenvolvidas.
O projeto se fundamenta na pesquisa em história oral utilizando o método
de história de vida em função mesmo da escassa parcela de fontes escritas de
informações. A coleta de dados deverá acontecer através de entrevistas
semi-estruturadas que, no entanto, por estarem metodologicamente atreladas à
história de vida, abrem espaço para inserções temáticas por parte dos
entrevistados. Com essa fundamentação teórica será possível fazer levantamento
histórico da instituição no período compreendido tanto quanto adquirir material
que deverá constituir o acervo documental.
O método da história oral representa uma valorização aos atores sociais
que construíram e constroem a história da instituição, fazendo-se ouvir as
vozes desses docentes e ex-alunos, suas experiências, suas práticas musicais e
suas interpretações sobre a dinâmica da instituição. Uma outra característica
dessa metodologia é a abertura de espaço para o que muitas vezes não
transparece em textos baseados em fontes impressas.
Segundo Freitas (2002:18), a História Oral é um método de pesquisa que
utiliza o registro como meio de obtenção de fontes de informação, baseadas nas
narrativas da experiência humana. A autora menciona que, como característica
deste tipo de trabalho, a criação de registros em áudio, vídeo e outros
materiais, conduz à criação de acervos, necessitando de armazenamento e
conservação dos mesmos (Freitas, 2002:19). A autora informa, ainda, que a
História Oral pode ser dividida em três abordagens: tradição oral, história de
vida e história temática (2002:19). O presente projeto pretende abordar a
história de vida como metodologia específica de trabalho, que diferencia-se das
demais pelas seguintes características (Freitas, 2002: 19):
Um outro aspecto metodológico da História Oral, especificamente da
História de Vida, é a utilização de entrevistas temáticas em que um grupo de
pessoas participa dando depoimentos sobre um mesmo assunto, sendo possível,
então, coletar interpretações e visões diferenciadas dos fatos sociais
(Freitas, 2002:22). Desta maneira, o pesquisador se depara com diversas
leituras e uma grande riqueza de experiências em torno do mesmo fato social, enriquecendo
sua análise (Freitas, 2002:47). Um aspecto interessante que envolve a
metodologia da História Oral é o destaque dado ao sujeito inserido no processo
histórico, além da valorização de sua experiência nesse processo.
Em trabalhos anteriores (Barros e Maia, 2003 e Barros e Gomes, 2004;
Barros e Adade, 2012) a metodologia da História Oral foi utilizada, em conjunto
com a percepção de caráter mais antropológico que é dada pela área de
etnomusicologia, possibilitando uma abordagem mais abrangente sobre os assuntos
tratados nos referidos trabalhos. Pretende-se dar continuidade a essas
pesquisas em torno de instituições e personalidades que se destacaram no
cenário musical paraense da primeira metade do século XX, numa tentativa de
compreender os processos educacionais que fundavam as práticas musicais da
época.
O Laboratório de História Oral discute metodologia e integra alunos da
graduação e pós-graduação em Artes (especificamente da subarea música),
orientando o encaminhamento das pesquisas no âmbito da etngrafia das
entrevistas, dos processos de transcrição e transcriação das falas dos
professores e posterior diálogo com os mesmos.
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