quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Projeto Arte em Toda Parte: temas transversais como colaboradores sociais
Coordenação - Líliam Barros
Instituição participantes:
Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia - GPMIA
Espaço Cultural Coisas de Negro
Equipe:
Carina Lima - GPMIA/Curso de Licenciatura Plena em Música da UFPA
Raimundo Piedade - mestre de carimbó e proprietário do Coisas de Negro
Resumo:


Projeto que visa o oferecimento de oficinas de artes às comunidades de bairros carentes da cidade e comunidades interessadas, ministradas pelos alunos do curso de Licenciatura Plena em Música , valendo-se dos Temas Transversais como norteadores da prática educativa, visando contribuir para a formação artística e social da comunidade em questão. No início de cada semestre são realizadas seleções para os estágios planejados. Para isso, o aluno precisa estar no 3º semestre do curso preferencialmente, além de elaborar plano de curso para a oficina pleiteada e plano de aulas para o período integral da oficina, geralmente de 4 meses. Após a seleção, o discente deve realizar a oficina acompanhado de instrumento de pesquisa, como questionários, levantamento bibliográfico e métodos de avaliação e reflexão de suas oficinas, como apresentação de diário de sala, relatórios parcial e final, além de instrumento de avaliação das oficinas pelos participantes da mesma. São realizados encontros semanais entre os oficineiros e a coordenação e\ou o professor supervisor, além de visitas regulares ao local de estágio realizadas pelo professor supervisor. São fomentados encontros com profissionais de temáticas afins e a produção bibliográfica desses alunos a partir de sua experiência com as oficinas. As oficinas foram realizadas em bairros pobres como o da Cabanagem, Canudos e espaços como a Escola de Samba da Matinha, no bairro de Fátima. Os bairros em que estão sendo ministradas as oficinas não possuem equipamentos de lazer, mas oferecem diversidade musical e os índices de violência são altíssimos. Em 2011 o projeto teve como missão proporcionar oficinas de música para os povos indígenas da Reserva Indígena do Uaçá, no município de Oiapoque, no Amapá. Tais oficinas foram baseadas nos aspectos culturais específicos da etnia Karipuna, objetivando o fortalecimento identitário e cultural deste povo, bem como oferecer mecanismos de lazer e cultura para os jovens locais. Os oficineiros devem realizar levantamento sócio-econômico com os participantes das oficinas para obter maiores detalhes sobre seu perfil e possibilitar melhores instrumentos de inserção nesse lócus cultural. Esclarecemos que esta ação é de fundamental importância não somente por regulamentar a ação social no Curso de Licenciatura Plena em Música quanto por fomentar a inclusão desses atores sociais no âmbito da discussão acadêmica sobre democratização da arte, o que traz grande enriquecimento para o currículo do curso, que teve seu novo Projeto Político Pedagógico aprovado em 2007 e implementado em 2008. Certamente tem sido uma experiência única na vida dos alunos do curso de música estar em contato com essas comunidades. No ano de 2014 o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazõnia – GPMIA recebeu a demanda do mestre Raimundo Piedade para a realização de uma pesquisa sobre sua prática musical e produção de um livro, bem como participação de forma mais concreta nas atividades culturais do Espaço Cultural Coisas de Negro. Pretende-se dar seguimento a esta pesquisa através do presente projeto, em parceria com o Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, criado em dezembro de 2014, inclusive para coletar e organizar material audiovisual resultante desta pesquisa e atividade extensiva. Em 2015 o projeto visa realizar pesquisas e oficinas de música em parceria com o Espaço Cultural Coisas de Negro. O projeto terá parceria com o Laboratório de Etnomusicologia da UFPA.

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